domingo, 20 de novembro de 2011

A tal falada Prioridade e Opção


Gostaria de saber até onde vai o egoísmo humano.
É tão fácil exigirmos algo e tão difícil ceder.
Queremos que as pessoas ajam da maneira X conosco, mas somos incapazes de agir dessa mesma maneira com outras pessoas.
Queremos que as pessoas nos tratem como prioridade, assim como as tratamos, mas sempre terão pessoas que trataremos como opção.
Quanta hipocrisia, quanta mediocridade, chega a ser difícil acreditar que agimos assim.
E agimos assim por pura conveniência e ou  interesse. Tratamos bem quem nos convém, porém nos desfazemos daqueles que não tem tanta significância assim em nossas vidas.
Ai você para pra pensar, poxa sou tão legal com certa pessoa e ela só me pisa.
Não queria relacionar esse texto com amor, afinal esse trema abrange várias áreas dessa coisa que chamamos de vida, mas do amor tiramos um belo exemplo:
Maria gosta do João que gosta da Margarida que gosta do Antônio.
Margarida trata João mal porque ela gosta de Antônio e João por sua vez faz desfeita de Maria porque gosta da Margarida.
Involuntariamente fazemos uma peneira seletiva com as pessoas que passam por nossas vidas e as separamos em grau de importância e insignificância.
É a lei da conveniência minha gente, talvez essa pessoa seja uma prioridade em sua vida e você apenas uma opção na dela, assim como outra pessoa também seja uma opção para você.
Você não gosta que certa pessoa te trate com pouco caso, mas você não percebe que você trata outras pessoas dessa mesma maneira que que você não gostaria de ser tratado.
Portanto não exija que pessoa X te coloque em um altar e te venere, pois você não fará pela pessoa Y o que você deseja que a pessoa X faça a você.
Pode bater o pé no chão, pode xingar e até negar, mas no fundo você sabe que é assim que você age. Comece a comparar o tratamento que você oferece a cada um que você tem um vínculo, seja ele qual for, assim será capaz de perceber os níveis de conveniência que cada um tem na sua vida.
Nessa regra não há exceções, todos somos assim, por mais duro que seja aceitar isso.
Se você não é capaz de ceder, não seja audacioso para exigir.

.